Monday, June 4, 2007

Formas de tratamento de resíduos

Na nossa maqueta podem também encontrar, diferentes formas de tratamento de resíduos. Começamos por falar na Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) que são estações que tratam as águas residuais de origem doméstica e industrial, que depois de tratadas são escoadas para o mar ou rio com um nível de poluição aceitável.
O aterro sanitário é outra das formas de tratamento de resíduos presente na nossa "cidade ideal", estes são extremamente importantes pois acumulam grandes quantidades de resíduos, que são decompostos por bactérias anaeróbias. O aterro sanitário tem também outras vantagens como a sua fácil construção e uma manutenção económica.
Já a reciclagem, no mundo, actualmente, tem um papel fundamental, para o tratamento de resíduos. Na nossa maqueta não nos esquecemos dos contentores de reciclagem nem das suas vantagens. Economizar em matérias-primas essenciais, reduzir o montante de resíduos não biodegradáveis e o fornecimento de matérias-primas secundárias são fortes razões para a nossa cidade ser povoada por estes contentores em vários locais.
Para minimizar a poluição que as industrias causam, as chaminés destas, na nossa maqueta, são bastante altas e com filtros. Assim ao serem mais altas que o normal previnem a formação de smog na troposfera. Já o uso dos filtros minimizam a saída de poluentes, filtrando partículas que sem este iriam poluir a atmosfera.
A grande vantagem destas formas de tratamento de resíduos, é evitar grande parte da poluição que estes resíduos causariam e a protecção do meio ambiente. É claro que estas duas medidas por si não chegam, mas aliadas a campanhas de reciclagem e reutilização podem ser muito eficientes e ecológicas.

No comments: