Monday, June 4, 2007

O aproveitamento dos recursos renováveis na nossa cidade

Na nossa maqueta estão representadas as energias renováveis pela utilização da Energia solar, hídrica e eólica com fins energéticos.
Comecemos pela eólica. Esta usa o vento ou seja, ar em movimento, para depois converter em energia que será usada para fornecimento de electricidade na nossa cidade. Foi escolhida este tipo de energia renovável, já que, a nossa cidade é montanhosa e em certas regiões despida de arvores, o que a torna perfeita para acolher aerogeradores nessas regiões. É bastante vantajosa em locais como os descritos, pois é renovável e não gera resíduos, logo não é poluente.
Já a energia solar, também utilizada na nossa maqueta, aproveita a luz solar para fornecimento de energia. Esta pode ser convertida em eléctrica ou térmica, abastecendo-a assim da mesma. A nossa cidade ganha com isto, pois não a polui e usa um recurso renovável. Como em todo o nosso país, a nossa eco cidade é exemplar para receber este tipo de energia pois é bastante solarenga.
A energia hídrica pode ser utilizada para produzir energia eléctrica a grande escala e de forma limpa. As centrais hidroeléctricas são geralmente grandes construções feitas num curso de água, que armazenam atrás de uma parede grandes quantidades de água. A barragem é de extrema importância na conteção e prevenção das cheias nas épocas de grande pluviosidade, o que permite uma vida segura para a população da nossa cidade.
Em conjunto, estas três formas de obtenção de energia permitem que assim não seja necessário a utilização de recursos não renováveis, fósseis e poluentes para a obtenção da mesma. No mundo, assim como na nossa cidade, torna-se cada vez mais imprescindível para o bem do ambiente e pelas gerações futuras o uso destas energias.

No comments: